Curso “A imagem como potência” abre inscrições gratuitas para módulo online sobre cineastas do cinema silencioso

Estão abertas as inscrições para o módulo “História do cinema: cânone e alternativas da era muda”, ministrado pelo professor e pesquisador Cícero Pedro Leão, que acontecerá de forma online e gratuita. As aulas serão ministradas nos dias 17, 18, 19 e 20 de maio, das 19h às 21h30. Os interessados podem se inscrever na aba inscrições do nosso site ou pelo telefone de contato (31) 98238-5352 até o dia 16 de maio.

A atividade é realizada como contrapartida do projeto “A imagem como potência”, realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e consiste em uma versão sintética de aulas ministradas anteriormente. A ação conta com o apoio do Centro Cultural São Geraldo, que atua na mobilização virtual da comunidade.

Nas primeiras aulas, nós apresentaremos os principais movimentos cinematográficos do cinema silencioso no começo do século XX. Em um segundo momento, debateremos diretores importantes mas que foram apagados da história canônica do cinema. Entre os nomes e estilos estudados, há os race movies do cineasta negro Oscar Micheaux e os melodramas sociais e conjugais das diretoras Lois Weber e Dorothy Davenport. O objetivo é abordar as características questionadoras e estilisticamente inovadoras de cineastas essenciais do começo do cinema, além de debater como alguns foram valorizados ou excluídos.